Fungos, vírus e bactérias: O que são? O que eles podem causar?

Fungos, vírus e bactérias: O que são? O que eles podem causar?

Vírus, bactérias e fungos podem ser encontrados nos mais diversos ambientes, embora não sejam visíveis à olho nu. Nesse sentido, são classificados como microorganismos. Os microrganismos interagem com o ambiente e com nós, seres humanos, das mais variadas formas, e apresentaremos brevemente cada um dos três grupos mencionados a seguir:

Fungos

Existem inúmeras espécies de fungos. Alguns são amplamente utilizados para nosso benefício, como por exemplo as leveduras usadas na produção de pães e bebidas alcóolicas. Por outro lado, certos fungos podem causar danos ao nosso organismo e a uma vasta gama de materiais, como couro, tinta, madeira, entre outros. As infecções causadas por fungos ainda podem ser sistêmicas (afeta todo o organismo) ou superficial (afeta apenas a pele, como micoses).

Essas infecções são contagiosas, transmitidas através do contato com uma pessoa infectada. Ainda há também uma pequena chance de transmissão através de roupas ou pelo convívio no mesmo ambiente.

Doenças causadas por fungos: micoses, candidíase, pneumocistose, sinusite fúngica, meningite fúngica,

Bactérias

As bactérias são seres unicelulares. Algumas são usadas para tratamentos de doenças, outras são  nocivas aos seres humanos, causando doenças. Bactérias, nocivas e não nocivas, conseguem viver em praticamente qualquer ambiente. Em ambientes pouco higienizados, aumenta-se a chance de encontrarem-se bactérias, entre elas as causadoras de infecções e doenças.

Doenças causadas por bactérias: cólera, difteria, leptospirose, pneumonia, sífilis, tétano, tuberculose, infecção de urina.

Vírus

Diferente dos anteriores, os vírus são organismos acelulares, ou seja, não possuem células. Eles se reproduzem dentro de células, se valendo de suas atividades metabólicas. É neste momento que as doenças podem se desenvolver, visto que as células contaminadas comprometem o funcionamento normal do organismo. O contágio geralmente acontece pelo contato interpessoal, ou seja, suor, gotículas salivares ou secreções. Outra forma de contrair vírus é através de alimentos ou objetos contaminados.

Doenças causadas por vírus: gripe, resfriado, HPV, AIDS, varicela, catapora, herpes, sarampo, raiva, febres virais.

Para os 3 tipos de microrganismos falados acima, a melhor forma de se prevenir é mantendo sua pele e suas mãos limpas e higienizadas, principalmente após passar o dia na rua em contato com transportes públicos, maçanetas, elevadores, escadas rolantes, entre outros.

A sanitização à base de ozônio é uma das formas de higienização que mais cresce no Brasil e no mundo, e uma solução excelente para reduzir riscos de contaminação.

Você sabe mais alguma doença relacionada a vírus, bactérias ou fungos? Tem dúvidas sobre esses grupos de microrganismos? Comente abaixo.

Compartilhe

Comments (3)

  • Arnaldo Brogliato Responder

    Bom dia!
    Gostaria de saber que macroacaros tbm são combatidos.
    Obrigado

    Fevereiro 20, 2017 às 1:01 pm
  • maiara Responder

    Essa é a pergunta que eu quero saber:
    O que os micróbios causam aos seres humanos???

    setembro 21, 2017 às 10:14 pm
  • Maria Letícia Responder

    Nossa otimo site,amei explicação otima.

    novembro 26, 2017 às 10:34 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *